O meu estágio

Olá colegas.

Esta é portanto a minha vez de falar sobre o estágio. Antes de mais comecemos com a localização: Avenida da Liberdade, bem no coração de Lisboa, num apartamento maneirinho do século XVIII. É aqui que eu, João Branco, Nádia Vala, e num futuro bastante próximo a Joana Correia estamos a morar. A casa é pequenina, vivemos um bocadinho atolados, mas nada que nos preocupe… O João assumiu a liderança doméstica, e cozinha (QUASE) sempre para nós com especial atenção: tem que sobrar para o dia seguinte, uma vez que todos fazemos parte do grande clã da marmita. Os transportes públicos passaram a ser os nossos melhores amigos, e todas as manhãs lá vamos nós apanhar o metro (quase à porta de casa) para nos deslocarmos aos nossos respectivos centros de estágio. A adaptação não foi dramática para nenhum de nós, o que nos aborrece por enquanto é o pouco tempo que temos para conhecermos melhor a cidade…

Já lá vai quase um mês desde que cá estou (na Visão). Até agora tem sido uma experiência bastante agradável, e ainda não tenho criticas , a não serao preço do almoço que não é lá muito acessível.

A adaptação não foi complicada. Assim que cá cheguei, fui recebida pelo nosso colega Pedro Santos, que me guiou por cá. Depois tive uma pequena reunião, onde fiquei a perceber como seria o meu estágio. Etapas, com objectivos e tudo mais. De seguida, reunião de redacção… a minha primeira. Perguntaram-me se tinha temas a sugerir, e eu afundei-me um pouco na cadeira… disse que não, e posteriormente foram-me atribuídos três temas sobre os quais tinha que escrever micros, que acabaram por ser publicadas, o que me deixou bastante contente.

A partir daí, a minha participação nas reuniões tem sido mais activa, uma vez que já começo a perceber os objectivos, o que se quer ou não… blá blá blá.

No segundo dia tive a minha primeira saída para a rua. Pediram-me para ir à Conferência de Imprensa do lançamento do canal TVI24… Sozinha. Entrei um bocado em pânico. Quando lá cheguei, todos os jornalistas se conheciam, e eu andava por lá a deambular. Depois lá falei com algumas pessoas, tirei umas notas, comi uns pastéis de bacalhau e voltei. Não foi assim tão complicado. Falei até um pouco com o José Eduardo Moniz, Alexandra Lencastre, Henrique Garcia e Marta Crawford (ao mesmo tempo que outros tantos jornalistas.)
Já fiz algumas chamadas e já sofri um bocadinho com as tentativas falhadas de conseguir falar com fontes…o tempo que nos deixam à espera, não atenderem o telefone, pessoas que estão sempre ocupadas e nunca podem falar… um sem fim de coisas, que parecem ser habituais.

Hoje publiquei o meu primeiro artigo assinado. Uma página sobre a Hora do Planeta, uma iniciativa da WWF, em que a Visão é media partner, que me deixou bastante contente. Ver o nosso nome deixa-nos sempre um bocadinho vaidosos.

E pronto. Aqui está o meu primeiro contributo, um bocadinho atafulhado. Daqui a pouco vou para a moda Lisboa, e espero vir a saber como são afinal os ‘shot’s de sopa’, que parece que é a nova moda em recepções de pé.

Um beijinho a todos *

(p.s. Descobri que por aqui é completamente banal ver pessoas a injectarem-se na rua. Quando expus o meu espanto e horror perante tal coisa, fui quase ridicularizada… Uma pessoa da província não se habitua facilmente a ver o que faz parte deste modo de vida ‘cosmopolita’…)

4 comentários:

PJ disse...

Pois, menina de provincia :P Quanto ao estágio, ainda bem que te estás a adaptar. Sabes que a fasquia de CSEM aí na Visão está lá em cima, portanto, há que a manter por lá. YES, YOU CAN!

Anônimo disse...

Visitem -- http://www.uponto.com -- o portal com informações das cidades.

Anônimo disse...

Vera, com essa carinha laroca qualquer dia estás a apresentar o Jornal da Noite! Ou o Jornal Nacional.
YES, YOU CAN!

David_Sineiro disse...

Olha um anónimo já ao engate à Vera =P

Pois é, uma casa de CSEM no centro da cidade! Força aí e convidem os pobres pra festarolas.

Eu tenho almoço de borla no meu estágio, não sei como é que há aqui tanta generosidade...

Postar um comentário