Provavelmente o melhor dia de estágio... de sempre

Bem, nem sei como começar...

Estou a estagiar na Assembleia da República, mais concretamente, no CIC-RP (Centro de Informação ao Cidadão e Relações Públicas). Comecei duas semanas mais tarde que metade da turma, mas valeu a pena a espera.

Durante algum tempo da espera, ainda duvidei que aceitassem o meu estágio. Mas quando soube que tinha ficado, nem sabia como me havia de sentir: feliz por ir estagiar num lugar tão importante ou com medo de não estar à altura, que não me levassem a sério.

Logo no primeiro dia diz tirei as dúvidas. Desde o chefe do departamento, que me recebeu muito bem, a passar pelos restantes colegas do departamento, todos me pareceram muito simpáticos. Os dois primeiros dias foram para conhecer os cantos à casa, conhecer funcionarios de outros departamentos, contactar de perto com o dia-a-dia de uma casa que é de todos nós, afinal.

Entre as tarefas de um relações públicas na AR, contam-se a marcação e recepção de grupos para visitas ao palácio; preparação e divulgação dos eventos da instituição; estar presente nas reuniões plenárias (sessão em que os deputados se juntam) para dar apoio à imprensa; e tantas outras coisas que os RP de outras muitas instituições. Apercebi-me que era a área que gostava mesmo e quero aprender muito.

Quanto aos colegas, são todos muito fixes. Ao longo dos dias, a convivência foi sendo maior e todos perguntavam sempre "porquê a assembleia?" ou "então és lá dos Açores?" e eu lá explicava a minha história... Sou a pessoa mais nova que lá está, mas apenas em idade, porque mesmo as mais "velhas" da casa são muito acessiveis, brincalhonas e joviais.

O que eu mais gosto é da hora de almoço. Normalmente, todos almoçam no refeitório da AR. E são sempre alguns momentos animados. Ou porque o SCP levou 7-1, ou porque algum colega tem uma história mais caricata e é sempre uma mesa de onde saem muitas gargalhadas. E com os dias de sol, os jardins de S.Bento são um espaço muito agradável para passar alguns minutos a apanhar ar, antes de voltar para o gabinete. Arbustos verdes sempre aparados, pavões a passear livremente, obras...bem, estas pelo menos estão quase a acabar...

Mas hoje, duas semanas depois, é o dia que fica na minha história como "O" dia de estágio.

16 Março - Entrega do prémio Norte-Sul à rainha Rânia da Jordania e ao ex-presidente Jorge Sampaio.

Quando lá cheguei de manhã nem sabia bem qual era o "programa das festas". Numa reunião com o chefe de manhã, todos ficaram a saber os seus postos. O nosso trabalho era ter algum controlo sobre os jornalistas e participar no decorrer da cerimónia, de forma que tudo corresse da melhor forma.

As imagens do que foi a tarde, a televisão pode mostrar, mas ter tido a oportunidade de presenciar este dia, de uma forma activa, e de ver de perto tão ilustre convidada premiada, não me há de fugir da memória tão cedo.

Agora, neste mês de Março e no próximo, esperam-nos mais três eventos importantes, se bem que desta vez apenas a nível nacional. O primeiro, a 25 de Março, é a reinauguração da Sala das Sessões, com a abertura da Exposição do arquitecto que reconstruiu a Sala do Hemiciclo em 1903; o segundo, a 18 Abril, é o Dia do Monumento; e o terceiro, uma semana depois, a 25 Abril, dia em que a Assembleia abre as suas portas aos cidadãos. Desde já, estão todos convidados para aparecerem...

Já estou a fazer o meu trabalho, propaganda, não é? Faço-o porque me daria uma enorme alegria receber e mostrar a todos o maravilhoso que é trabalhar num espaço neutro, onde cada bocado de ar que respiro me cheira a Revolução Liberal, onde cada floreado dos tectos ou as cadeiras mais reqintadas me leva a imaginar gerações de reis e deputados convictos de que Portugal ia chegar mais longe. E não, lá dentro não penso em politiquíces, qual partido é melhor ou pior. Isso fica para os grupos parlamentares e para as sessões plenárias, algumas mais acesas que outras, e mesmo assim, quando lá vou assistir.

Boa sorte a todos***

2 comentários:

PJ disse...

«O nosso trabalho era ter algum controlo sobre os jornalistas.» Esta agora! Tou a ver o que me espera, se visitar a AR, enquanto estiveres por lá :P

E pronto, o "furacão dos Açores" (depois de Pauleta) está "atacar" bem entre, por vezes, "leões" e "aves de rapina" :)

É uma área que sei que gostas e ao mesmo tempo um grande desafio, atendendo que estás a representar CSEM (e és a 1ª nessa importante missão) num espaço onde se tomam as decisões mais importantes deste país.

David_Sineiro disse...

Ena! Parece-me que calhaste num sítio brutal! E viva os Açores!

Postar um comentário